PM VAI PARAR DIA 13 E CRIMINALIDADE PODE TOMAR CONTA DO RN

Se o Governo do Estado não encontrar uma saída para o atraso de salário dos policiais militares do Rio Grande do Norte, alguns com 67 dias sem ver a cor do dinheiro, corre o risco de enfrentar a pior crise da segurança pública da história do Estado. “A situação da PM do Rio Grande do Norte é de penúria e o governador não demonstra sensibilidade para entender o quanto nossa missão é imprescindível”, disse o presidente da associação, Major Antoniel Moreira.

 

Em assembleia realizada hoje, oficiais decidiram que dia 13(segunda-feira) ninguém sai às ruas fora o efetivo determinado por lei. Nos quarteis, apenas oficiais de dia, armeiros e a guarda. O grosso da tropa está convocada para assembleia em frente à rampa da Governadoria. Carros com defeito, coletes à prova de bala obsoletos, munições vencidas e coturnos sem renovação há três anos, serão mantidos na caserna. A população vai ficar à mercê dos bandidos.

 

O anúncio feito pelo Governo do Estado, de que haverá pagamento diferenciado em tabela própria para a Polícia Militar não trouxe desdobramentos práticos. “Nada chegou para nós e não dá mais para aguentar. Estamos muito próximos do caos”.

 

Coincidência ou não, o Major Moreira é filho de oficial da Polícia Militar de Alagoas e lembra bem dos acontecimentos trágicos de julho de 1997, quando houve confronto entre policiais e demais servidores grevistas contra o Exército culminando com a licença e afastamento do governador Divaldo Suruagy. “Não podemos subestimar. Pode acontecer aqui o que houve em Alagoas, diante do quadro desesperador. Lembro bem de um soldado que matou a família e cometeu suicídio por absoluta fome”, lembro Moreira. Em Alagoas, nove PMs tiraram a própria vida durante a crise.

 

O presidente da Associação dos Oficiais narra casos bizarros. Em  todos os batalhões, não há comida para oficiais e praças e, num caso específico, em Barcelona, na Região do Potengi, estourou a fossa do destacamento da PM e não há um centavo para consertar o problema. “Hoje mesmo, um oficial me telefonou chorando querendo saber do dinheiro pois está com uma filha doente e não tem dinheiro para medicá-la. Isso é desumano”, afirmou o Major Moreira.

 

Ele prevê o agravamento da crise caso mantenha-se a inércia oficial e revelou que, em contato com a Associação da PM do Rio de Janeiro, soube que o Governo do Estado vem pagando aos policiais da ativa, reserva e pensionistas até o dia 10 do mês subsequente, o que tem mantido a tropa na rua. Se não houver acordo e o movimento  explodir, ele não pode dar garantias à população de que saia de casa do dia 13 em diante, pois o limite dos policiais militares, “esgotou”.

Voltar para a capa

4 respostas para “PM VAI PARAR DIA 13 E CRIMINALIDADE PODE TOMAR CONTA DO RN”

  1. LEOZINHA disse:

    È humilhante tudo isso, desumano e é inaceitável uma população como o RN não ter segurança, e quando tem não é o suficiente. Senhores políticos, o que a população pede não é nada demais, é o básico mesmo. Cadê a educação desse PAÌS pra diminuir essa desigualdade, essa miséria, essa fome. Deem escolas, deem segurança, deem saúde Senhores políticos. Dinheiro tem, verbas existem e são destinadas, o que acontece é que elas estão sendo desviadas não pra fazer projetos pra população e sim pra o proprio bolso desses ” BANDIDOS DE GRAVATA”

  2. Damião Ivo de araujo disse:

    Esse governador e o pior da política do RN, deveria ter vergonha na cara para que esse desastre não pudesse acontecer, o cara quebrou o estado por isso não tem dinheiro para cumprir com a responsabilidade que está nas suas mãos. Quem paga o pato e a população sofrida que parece não saber o que fazer. Enquanto aos policiais tem que parar mesmo é a população a de compreender..

  3. Elias disse:

    A polícia é sugada além do que suporta. Para quem não gosta de polícia, agora verá como é bom ficar sem ela, sociedade hipócrita.

  4. Aninha disse:

    Eu acho isso um absurdo com agente pois como camos sair de casa pra trabalha ja e perigoso con is pm nas ruas imagina eles nao tando. Vamos fazer alguma coisa liberi o pagamentos dos pais de familia. Gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *