JUIZ HENRIQUE BALTAZAR É SOLIDÁRIO A MAURÍLIO PINTO

 

O juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos conhece mais do que qualquer um outro a realidade dos presídios. Ele é o magistrado da Vara de Execuções Penais. É um homem respeitado. Íntegro. Intransigente na sua missão.

Indignado pela agressão sofrida pelo delegado aposentado Maurílio Pinto de Medeiros, 76 anos e doente de diabetes, pela vereadora do PT em Natal, deu seu depoimento aberto.

Ele deu uma lição de moral e elegância. É esperar se alguém esperneia contra o exemplar  magistrado, que não teme nem ameaça de morte:

 

” Como juiz criminal estive algumas vezes com Dr. Maurílio Pinto, em quem nunca encontrei uma só conduta desonesta ou falsa, sendo um dos policiais em quem mais confiava. Corajoso, íntegro e perspicaz, conhecia a psicologia dos criminosos e parecia identificar quando mentiam e quando queriam falar.

Confiava em sua equipe e por isso talvez alguns julguem como seus atos que não praticou ou mandou.

Entristece-me ser acusado de criminoso quando ao que sei não foi condenado por prática de crimes, enquanto quem o acusa assim não pensa o mesmo de quem foi efetivamente foi condenado em duas instâncias.

Dr. Maurílio merece meu respeito, tanto que insisto em tratá-lo por doutor, que não é título acadêmico, mas evocação do reconhecimento do servidor público que foi e do homem de bem que é.

Voltar para a capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *