SEM PRINCIPAL CONCORRENTE NA PESQUISA, PUTIN LIDERA COM 71,4%

Uma pesquisa do Centro de Estudos da Opinião Pública (VtsIOM, na sigla em russo), indicou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, lidera a corrida para as eleições presidenciais deste ano, com 71,4% dos votos. O principal oponente de Putin, Alexei Navalny, foi impedido de se registrar na corrida por ter antecedentes criminais. O líder opositor afirma que suas condenações por fraude e desvios de fundos públicos são mentiras politicamente fabricadas para tirá-lo da disputa com Putin.

Em segundo lugar nas intenções de voto da pesquisa, aparece o candidato do Partido Comunista da Rússia, Pavel Grudinin, com 6,9%. O líder do ultranacionalista Partido Liberal Democrático da Rússia, Vladimir Zhirinovski, ocupa a terceira posição, com 5,7%, à frente da jornalista Ksenia Sobtchak (1,3%), a única mulher na disputa pela Presidência russa.

O apoio a Putin, que tenta obter seu quarto mandato à frente do Kremlin, aumentou 1,5% em comparação com uma pesquisa similar realizada na última semana do mês passado.

Os outros quatro candidatos, entre eles o líder de partido liberal Yabloko, Grigori Yavlinski, não conseguiram atingir o patamar de 1% de intenção de voto na pesquisa do VtsIOM. Segundo o centro, 79,3% dos consultados expressou sua intenção de comparecer às urnas em 18 de março.

 

 

Voltar para a capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *